Dicas – Como melhorar o sinal de wi-fi em casa?

Internet Tecnologia

Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite que computadores (laptops e desktops), dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis) e outros equipamentos (impressoras e câmeras de vídeo) se conectem à Internet. O Wi-Fi permite que esses e muitos outros dispositivos troquem informações entre si, criando uma rede.

A conectividade com a Internet ocorre por meio de um roteador sem fio. Quando você acessa o Wi-Fi, está se conectando a um roteador sem fio que permite que os dispositivos compatíveis com Wi-Fi façam interface com a Internet.

Do ponto de vista técnico, o padrão IEEE 802.11 define os protocolos que permitem a comunicação com os dispositivos sem fio atuais habilitados por Wi-Fi, incluindo roteadores e access points sem fio.

Os access points sem fio são compatíveis com diferentes padrões IEEE. Cada padrão é uma emenda ratificada ao longo do tempo. Os padrões operam em frequências variadas, oferecem largura de banda distinta e suportam diferentes quantidades de canais.

O termo “Wi-Fi” é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação.

 

Aqui estão algumas dicas para melhorar o sinal de Wi-Fi em sua casa:

  1. Escolha um local adequado para o seu roteador: O roteador funciona como uma espécie de antena. Coloque o roteador Wi-Fi em áreas altas para espalhar o sinal em todas as direções. Além disso, coloque-o no cômodo que mais utiliza ao longo do dia, o sinal sempre é mais forte ali.
  2. Instale um repetidor de sinal: Um bom aliado para sua internet é um repetidor de sinal. Essa pode ser uma boa solução se alguns cômodos ficam muito longe do roteador.
  3. Mantenha seus aparelhos atualizados: De tempos em tempos recebemos aquelas mensagens que existem atualizações prontas e é muito importante baixá-las para garantir que a velocidade e confiabilidade na transmissão de dados e sinal de Wi-Fi.
  4. Cuidado ao usar muitos programas ou aplicativos: Quando possível, evite utilizar muitos programas em simultâneo, ou deixar aplicativos abertos em segundo plano no seu celular, principalmente se utilizam conexão.
  5. Altere o canal de conexão: Todo roteador vem com o endereço e senha para configuração da rede, lá é possível alterar o canal de conexão.
  6. Verifique se o WPA é o padrão de segurança: Tem se tornado padrão a utilização do WPA ou WPA 2, sigla para Wi-Fi Protected Access. Isso criptografa a conexão e garante mais segurança.
  7. Evite obstáculos que podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi: Cerâmicas podem interferir no sinal e por isso fique longe desses ambientes.
  8. Mude o canal de transmissão da rede nas configurações do seu roteador: Se houver muitas redes no seu prédio ou proximidades, mude o canal de transmissão da rede nas configurações do seu roteador.
  9. Utilize equipamentos atualizados e que suportem altas velocidades: Se possível, use redes de 5 GHz em vez de 2,4 GHz.

Espero que essas dicas ajudem a melhorar o sinal de Wi-Fi em sua casa! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *